
Escrituras Públicas
As escrituras públicas são atos notariais solenes, lavrados por um tabelião, que conferem fé pública, segurança jurídica e validade legal aos atos e declarações das partes envolvidas. A seguir, você confere os principais tipos de escrituras realizadas nos cartórios baianos e os documentos geralmente exigidos:
Escritura Pública de Bem de Família
Objetivo:
Transformar um imóvel residencial em bem de família, protegendo-o contra penhoras em dívidas futuras (exceto em casos legais previstos).
Documentos necessários:
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RG e CPF dos proprietários;
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Certidão de casamento ou nascimento;
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Matrícula atualizada do imóvel;
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Certidão negativa de débitos municipais;
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Comprovante de residência.
Escritura de Declaração de Última Vontade
Objetivo:
Registrar formalmente a manifestação de vontade sobre determinado tema (não confundir com testamento), como: escolha de nome social, disposições existenciais, entre outros.
Documentos necessários:
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RG e CPF do declarante;
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Comprovante de residência;
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Declaração por escrito (opcional);
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Informações detalhadas sobre o conteúdo da vontade.
Escritura de Doação
Objetivo:
Transferência gratuita de bens móveis ou imóveis de uma pessoa (doador) para outra (donatário).
Documentos necessários:
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RG, CPF e comprovante de residência de doador e donatário;
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Matrícula atualizada do imóvel (se for imóvel);
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Certidões negativas de débitos (municipais, IPTU);
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Valor atribuído ao bem para fins de ITCMD (Imposto de Transmissão).
Escritura de Emancipação
Objetivo:
Conceder capacidade civil plena ao menor entre 16 e 18 anos, com autorização dos pais.
Documentos necessários:
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RG, CPF e certidão de nascimento do menor;
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RG e CPF dos pais;
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Declaração conjunta autorizando a emancipação;
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Comprovante de residência.
Escritura de Pacto Antenupcial
Objetivo:
Definir o regime de bens do casal que escolher um regime diverso da comunhão parcial antes do casamento.
Documentos necessários:
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RG e CPF dos noivos;
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Certidão de nascimento atualizada;
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Declaração de escolha do regime (separação total, comunhão universal, participação final nos aquestos, etc.);
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Comprovante de residência.
Escritura de Reconhecimento de Paternidade
Objetivo:
Reconhecer, voluntariamente, a paternidade ou maternidade de um filho fora do casamento.
Documentos necessários:
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RG e CPF de ambas as partes (pai/mãe e filho);
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Certidão de nascimento do filho;
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Comparecimento do reconhecido (maior de idade) ou da mãe (se menor de idade);
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Declaração de vontade expressa.
Escritura de Divórcio e Extinção de União Estável
Objetivo:
Formalizar o fim do casamento civil ou da união estável de forma consensual e extrajudicial.
Requisitos legais:
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Consenso entre as partes;
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Inexistência de filhos menores ou incapazes (salvo com homologação judicial prévia).
Documentos necessários:
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RG, CPF e certidão de casamento ou de união estável;
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Escritura de pacto antenupcial (se houver);
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Certidão de nascimento dos filhos maiores (se houver);
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Comprovante de residência;
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Declaração sobre partilha de bens.
Escritura de União Estável
Objetivo:
Formalizar a convivência pública, contínua e duradoura entre duas pessoas com intenção de constituição de família.
Documentos necessários:
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RG, CPF e certidão de estado civil dos companheiros;
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Declaração sobre regime de bens;
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Comprovante de residência;
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Informações sobre filhos e patrimônio (se houver).
Escritura de Inventário e Partilha
Objetivo:
Formalizar a divisão dos bens deixados por pessoa falecida, extrajudicialmente.
Requisitos legais:
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Todos os herdeiros devem ser maiores e capazes;
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Concordância entre os herdeiros;
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Inexistência de testamento (salvo se já registrado e cumprido).
Documentos necessários:
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RG e CPF dos herdeiros;
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Certidão de óbito;
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Certidão de casamento ou nascimento do falecido;
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Documentos dos bens (imóveis, veículos, contas, etc.);
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Certidões fiscais (ITCMD);
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Nomeação de advogado.
Escritura de Testamento
Objetivo:
Declarar formalmente, com validade legal, a vontade de uma pessoa sobre a destinação de seus bens e desejos após sua morte.
Documentos necessários:
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RG, CPF e certidão de nascimento/casamento do testador;
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Declaração escrita (opcional);
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Dados dos beneficiários (se houver);
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Comparecimento do testador e testemunhas (duas, se exigido).
Escritura de Compra e Venda
Objetivo:
Formalizar a negociação de um bem imóvel entre comprador e vendedor.
Documentos necessários:
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RG, CPF e comprovante de residência de comprador e vendedor;
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Matrícula atualizada do imóvel;
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Certidões negativas de débitos;
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Comprovante de pagamento do ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis);
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Contrato ou condições de pagamento.
Escritura de Compra e Venda com Alienação Fiduciária em Garantia
Objetivo:
Formalizar a venda de um imóvel com garantia de pagamento (alienação fiduciária), muito comum em financiamentos.
Documentos necessários:
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Os mesmos da escritura de compra e venda;
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Contrato de financiamento;
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Dados do agente financeiro (banco);
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Cláusulas da garantia.
Escritura de Cessão de Precatório
Objetivo:
Transferência de direitos sobre um precatório (crédito judicial contra o Estado) de uma pessoa para outra.
Documentos necessários:
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RG, CPF e comprovante de residência das partes;
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Documentação do precatório (decisão judicial, certidão de crédito, etc.);
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Declaração do cessionário aceitando a cessão;
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Comprovação do valor envolvido.
Escritura de Hipoteca
Objetivo:
Constituir uma garantia real sobre imóvel para assegurar o cumprimento de uma obrigação, geralmente financeira.
Documentos necessários:
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RG, CPF e comprovante de residência dos envolvidos;
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Matrícula do imóvel;
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Descrição da dívida garantida;
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Cláusulas da hipoteca.
Outras Escrituras Públicas
Incluem:
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Escritura de confissão de dívida;
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Escritura de alteração de nome social (em alguns casos);
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Escritura declaratória de convivência, residência, etc.;
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Escritura de quitação;
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Escritura de cessão de direitos hereditários.
Documentos necessários:
Variam conforme o ato. Sempre incluem identificação das partes, documentos de propriedade (se houver bens), comprovantes e declarações relativas ao objeto da escritura.